Transportes Urbanos de Braga reforçam frota com mais viaturas 100% eléctricas

Jul 6, 2020 | Sem categoria

Os Transportes Urbanos de Braga (TUB) reforçaram a sua frota com sete novas viaturas com propulsão 100% eléctrica, aumentando assim para 13 o número de autocarros eléctricos a circular na cidade.

 

As novas viaturas eléctricas integram uma candidatura aprovada ao abrigo do PO SEUR – Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos, com vista à renovação da frota de veículos de transporte público coletivo de passageiros, mediante a aquisição de 32 novos autocarros limpos, dos quais 7 com propulsão 100% eléctrica e 25 com propulsão a Gás Natural, reforçando a frota de 6 veículos eléctricos em operação desde finais de 2018.

 

A cerimónia de apresentação das novas viaturas decorreu este sábado, no Altice Forum Braga, na presença do ministro do Ambiente, João Matos Fernandes.

 

Com um investimento de 3, 2 milhões de euros, que teve o apoio do Fundo de Coesão, os TUB “dão mais um importante passo na promoção da mobilidade urbana sustentável do concelho”, afirmou o presidente da Câmara de Braga, referindo que a transportadora municipal é “uma referência nacional na operação eléctrica de autocarros de transporte público de passageiros”.

 

Os sete novos autocarros vão circular nas linhas 74 (Camélias – Hospital) e 96 (Hotel Lamaçães – E. Leclerc), que no ano transacto transportaram quase 1 milhão e 500 mil passageiros.

 

IMPACTO AMBIENTAL “MUITO SIGNIFICATIVO”

 

Desde finais de 2018 que os TUB operam uma frota de 6 autocarros eléctricos, “gerando um impacto ambiental e económico significativo”.

 

Segundo Teotónio dos Santos, administrador dos TUB, nos últimos dois anos a utilização destas viaturas permitiu uma redução do consumo energético em 75% e uma diminuição em mais de 100 mil euros dos custos em energia, o que representa uma poupança de 68%, assinalando também a redução de emissão de 347 toneladas de CO2 para a atmosfera urbana.

 

Os TUB transportam cerca de 50 mil passageiros por dia, num concelho com mais de 181 mil habitantes, operando em todas as freguesias.

 

A empresa possui 74 linhas regulares, operadas por 136 viaturas que percorreram anualmente mais de 6 milhões de quilómetros e transportaram mais de 12 milhões de passageiros, o que representa cerca de 400 mil horas de serviço público e 592.363 viagens realizadas.

 

 

Fonte: PressMinho/Poseur