A A A

28/08/2019

Três pavilhões desportivos em fase de conclusão, com apoio de Fundos UE

Viana do Castelo está a terminar a requalificação de três pavilhões desportivos do concelho, que estará concluída entre setembro e outubro, com apoio do Programa Operacional NORTE 2020.
 

Já no próximo mês, o município termina as empreitadas de requalificação da EB 2/3 Frei Bartolomeu dos Mártires e da Escola Básica 2/3 e Secundária de Barroselas, após obras que ascenderam a 7,15 milhões de euros e que incluíram a renovação dos pavilhões desportivos.
 

A autarquia está ainda a terminar a substituição do pavimento desportivo do Pavilhão de Santa Marta, numa empreitada de 76.430 euros, que deverá ser concluída no próximo mês de outubro.
 

Recorde-se que a obra de requalificação, remodelação e ampliação da Escola EB 2/3 Frei Bartolomeu dos Mártires, com um custo total de 5,310 milhões de euros, financiados pelo Norte 2020, estará concluída a 13 de setembro, ou seja, para o início do novo ano letivo.
 

A empreitada foi alvo de um acordo de colaboração entre a autarquia e a tutela para a modernização das instalações da escola, garantindo o financiamento nacional para avançar com a qualificação do equipamento de ensino.
 

O projeto implicou a criação de um edifício principal, já inaugurado na primeira fase, e também a requalificação do piso nos campos de jogos, a requalificação dos espaços existentes, dois edifícios que serão mantidos e qualificados e um pavilhão desportivo e edifício técnico.

 

De salientar é também a criação de um novo arruamento para permitir a segurança dos alunos e a criação de salas de aula e salas especiais para alunos com necessidades especiais. A segunda fase da obra estará pronta no próximo ano letivo.
 

Também a requalificação da Escola Básica 2/3 e Secundária de Barroselas, que estava prevista para concluir em dezembro, deverá terminar até ao final do mês de setembro, após uma empreitada de 1,960 milhões de euros para requalificação e modernização do equipamento escolar. A obra está a requalificar 29 salas de aulas, numa escola que conta com 494 alunos.

 

Este investimento é cofinanciado pelo Programa NORTE 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), que irá contribuir com um valor de cerca de 800 mil euros, enquanto a Câmara Municipal de Viana do Castelo suporta o resto do custo da obra.

 

Trata-se de uma intervenção de requalificação para adequar a escola às atuais necessidades do ensino e aprendizagem, melhorar o conforto para os seus utilizadores e as condições ambientais e de saúde, já que prevê a eliminação do fibrocimento, das infiltrações de água e um maior controlo da temperatura ambiente/eficiência térmica do edifício.
 

 

Fonte: DM/Norte2020

 

Tem dúvidas?
outros conteúdos
Partilhe o site PT2020
Conheça o portal do Portugal 2020! Apoiamos o seu investimento. O sucesso do Portugal 2020 é decisivo para o futuro do nosso país.
Topo