A A A

06/05/2020

Um Dia da Europa diferente

Este ano o Dia da Europa é comemorado de uma forma diferente, através de uma série de atividades online, organizadas pelas instituições europeias, que prestam uma homenagem especial aos cidadãos que ajudam a União Europeia a superar a crise do coronavírus.


O distanciamento social reforça a União, celebra a cooperação, desperta a criatividade e convida-nos a fazer mais por Todos.

 

Leia estes TESTEMUNHOS altamente inspiradores, bem como informações atualizadas sobre a Resposta da UE à crise do coronavírus.

 

Para informações sobre as atividades do Dia da Europa organizadas pelos gabinetes da Comissão nos países da UE e no resto do mundo, consulte os respetivos sítios Web.

 

 

O DIA DA EUROPA

 

Todos os anos, no Dia da Europa, comemorado a 9 de maio, festeja-se a paz e a unidade do continente europeu.

 

Esta data assinala o aniversário da histórica «Declaração Schuman».

 

Num discurso proferido em Paris, em 1950, Robert Schuman, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável a eclosão de uma guerra entre países europeus.

 

A sua visão passava pela criação de uma instituição europeia encarregada de gerir em comum a produção do carvão e do aço. Menos de um ano mais tarde, era assinado um tratado que criava uma entidade com essas funções. Considera-se que a União Europeia atual teve início com a proposta de Schuman.

 

Fonte: CE

Tem dúvidas?
outros conteúdos
Partilhe o site PT2020
Conheça o portal do Portugal 2020! Apoiamos o seu investimento. O sucesso do Portugal 2020 é decisivo para o futuro do nosso país.
Topo