A A A

23/09/2019

Veículos elétricos para parques naturais em Portugal e Espanha

Um projeto apoiado pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, está a financiar a utilização gratuita de veículos elétricos em parques naturais nas fronteiras entre Espanha e Portugal com o intuito de reduzir as emissões de dióxido de carbono.

 

O projeto MOVELETUR, financiado pelo FEDER através do Programa de Cooperação Interreg VA Espanha-Portugal, visa promover um modelo sustentável e limpo para os turistas e outros visitantes desfrutarem da riqueza dos parques naturais da região.

 

Desde o seu lançamento, em setembro de 2018, o projeto MOVELETUR financiou a compra de quatro automóveis elétricos, 80 bicicletas, oito scooters elétricas, três minicarros, três veículos elétricos para pessoas com deficiência e 23 pontos de carregamento elétrico.

 

Estima-se que estes veículos tenham permitido reduzir 1,5 toneladas de CO2 em menos de um ano.

 

Outros benefícios da transição para os veículos elétricos nestes parques naturais incluem a redução da poluição sonora, permitindo que os visitantes sintam a natureza de forma mais intensa, por exemplo ouvindo os sons dos pássaros e dos lobos, que, caso contrário, seriam afastados pelo ruído.

 

Para reforçar as vantagens adicionais das atividades do projeto, os parceiros estão a desenvolver aplicações tecnológicas que permitirão aos utilizadores de veículos elétricos usufruírem e aprenderem mais sobre a vida selvagem e os monumentos existentes nos parques.

 

O objetivo final é que cada carro e bicicleta tenha um sistema para ajudar o visitante a compreender e apreciar as características da zona que visita, contribuindo para reduzir ao máximo as emissões e a poluição sonora.

 

 

Fonte: CE

 

Tem dúvidas?
outros conteúdos
Partilhe o site PT2020
Conheça o portal do Portugal 2020! Apoiamos o seu investimento. O sucesso do Portugal 2020 é decisivo para o futuro do nosso país.
Topo