Plano Promocional do Vinho Madeira
A estratégia compreende diferentes tipos de ações que podem ser divididas em dois grandes grupos. “Above the Line” e “Bellow the Line”, estando incluído no primeiro grupo as campanhas promocionais, a publicidade, o merchandising, entre outras e no segundo grupo a participação nas feiras ou outros eventos vínicos, o convite a prescritores a visitar a Região Demarcada da Madeira, a realização de ações de Relações Publicas, de que são exemplo os seminários e as provas e/ou refeições vínicas. O Plano Promocional dos Vinhos da Madeira incorpora todas as ações de marketing, promoção e comunicação a serem implementadas, nos mercados alvo definidos para este setor como sendo prioritários. Aproveitando ainda a notoriedade do Vinho Madeira nos mercados alvo, este plano visa também, paulatinamente, a promoção das bebidas espirituosas da RAM.
Os principais objetivos deste plano são: divulgar as características dos Vinhos da Madeira e paulatinamente também das bebidas espirituosas produzidas na RAM; aumentar o conhecimento destes produtos junto do público-alvo; reforçar o posicionamento da imagem dos Vinhos Madeira nos mercados regional, nacional e internacional; aumentar a notoriedade do Vinho Madeira; angariar novos consumidores; aumentar as exportações de Vinho Madeira em volume e valor e aumentar a frequência de consumo (divulgando e fomentando novas oportunidades de consumo).